Guia de Detecção de Problemas #10 – Mancais (Radial e Axial)
01/06/2020 16:07:38
Guia de Detecção de Problemas #10 – Mancais (Radial e Axial)
Essa semana trazemos para você a última edição do nosso Guia de Detecção de Problemas.
Esperamos que com todas as dicas passadas, você possa facilmente detectar e encontrar uma solução para qualquer problema que possa encontrar em um turbo.
Então vamos lá? Finalizar o nosso guia?
Mas antes de começarmos, não esqueça de dar uma olhada nas edições passadas. Você pode salvar e imprimir esse guia para ajuda-lo sempre que necessário.
Clique nos temas abaixo para acessas todas as edições:
Os mancais radiais podem ser um elemento chave para a análise de falhas em um turbo. Eles são sensíveis à temperatura, balanceamento e lubrificação.
Deformações e Riscos
A operação acima da temperatura e a oscilação no eixo podem causar riscos, deformação e coloração azulada nos mancais radiais. Os furos de óleo ao redor do mancal podem estar danificados ou com seu tamanho reduzido.
Normalmente isto se dá através de uma deficiência de lubrificação resultando em oscilação no eixo. Isto pode causar o engripamento do mancal na carcaça central no lado da turbina e dificuldade para a sua remoção.
Os danos apresentados na superfície do mancal podem ter origem em ácidos contidos no óleo lubrificante, e os riscos originados em impurezas sólidas.
Desgastes e Escoriações
Riscos e sulcos profundos na superfície externa dos mancais radiais indicam que houve material abrasivo no óleo lubrificante. Os abrasivos no óleo também podem causar o aumento dos furos de lubrificação dos mancais por erosão.
Riscos
Deficiência de lubrificação e óleo contaminado causam riscos na superfície de deslizamento provocando dificuldade de giro e causando a falha.
Avaliando o mancal radial ajudará a isolar o problema. Normalmente as peças riscadas por abrasivos se mostrarão erodidas e como regra geral não parecerão sujas nem com colorações azuladas. Os riscos na superfície afetada se apresentam como falha típica por material estranho no óleo lubrificante.
Outro dano que é mais difícil de identificar é de um abrasivo que é bem mais fino e produz riscos que deixam a superfície polida. Erosões e trincas ocorrem sem que aja sinais de superaquecimento.
Quando houver presença de material abrasivo no óleo, os riscos aparecerão também em outras peças. Os contaminantes podem erodir os furos de lubrificação no mancal axial e os mancais radiais sempre mostrarão danos e as arruelas axiais estarão desgastadas.
Riscos gerados por falta de lubrificação serão provavelmente acompanhados por alguma indicação de superaquecimento. O metal parecerá que sofreu atrito ou foi raspado.
O aquecimento pode causar danos por pontos ou remoção de material. Nas falhas por deficiência de lubrificação, os danos nas superfícies criarão perdas localizadas de material no óleo lubrificante e, posteriormente, nas superfícies do mancal. Um exemplo de dano por deficiência de lubrificação no mancal axial pode causar trinca no centro, causado por extrema oscilação e dano no mancal de eixo.
Raspagem, visual opaco e marcas de aquecimento no centro indicam uma lubrificação inadequada no mancal axial. Se os mancais radiais mostram uma deficiência de lubrificação, isto indicará uma curta vida do turbo. Este tipo de falha originada fora do turbo deve ser corrigida antes da instalação de um novo.
Mancais Axiais (Quebra)
Oscilações no eixo e danos causados por falha de lubrificação ou material estranho podem quebrar o mancal axial. Em alguns casos, o mancal axial será forçado e pressionado até seu desgaste total. Os pedaços poderão ser levados ao cárter pelo óleo e as partes externas ficarão com riscos profundos.
A parte central do mancal axial poderá quebrar pela ação da rotação do eixo. Quando o mancal axial tiver partes quebradas, verificar outras partes também, especialmente mancais radiais e arruelas de encosto os quais deverão evidenciar oscilações de eixo e movimento axial do conjunto rotativo.
E assim encerramos o nosso Guia de Detecção de Problemas, onde exploramos alguns dos principais defeitos que um turbo pode apresentar.
Mas fique ligados em nosso blog, na próxima semana voltamos com mais novidades para você!
E se tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão entre em contato conosco através das nossas redes sociais. Abaixo deixamos todas elas, basta você clicar! Ficamos aguardando seu contato.